Desbravadores Caledônia
História do Clube de Desbravadores Caledônia
Associação Rio Fluminense
Nova Friburgo - RJ
"Todos os dados deste historico foram conseguido através de consultas feitas às Atas de reunião da Igreja, sendo que não foi encontrada nenhuma ata que compreendesse o período entre os anos de 1990 a 1996. Para complementar, principalmente no que se refere àqueles períodos, recorremos às declarações verbais de pessoas que participaram do clube naquela época."
No dia 21 de outubro de 1978, foi votado pela atual comissão da igreja, que Luzinete Ribeiro (falecida) daria início ao Clube de Desbravadores nesta cidade. Durante esta data de 1990, o Clube de desbravadores não atuava, pois durante este perìodo a ata só tem o registro de pessoas que foram nomeadas para assumir a direção, e não tem nenhum sinal, ou evidências que ele efetivamente tenha sido fundado. Segue abaixo as informações das Reuniões de nomeações para os seguintes anos:
* 1980 - Carlos Stancher
* 1981 até 1983 - Não houve indicação para Diretor de Desbravador
* 1984 - Silvonei da Rosa Silva ( nesse ano o Pr.Carlos Stancher doou 5 barracas para o clube, embora não tenha nenhum registro que mostre que o clube participava de acampamento).
* 1985 - Romero Lima dos Santos
* 1990 - Drasto César Aguiar (na ata do dia 04/08/1990 está registrado que Drasto renuncia seu cargo).
A partir do final do ano de 1990 é que o Clube de Desbravadores começou a se tornar um clube ativo. Em 10/10/1990, a ata registra que o Pr. Betero veio à Nova friburgo realizar uma série de pregações para formação de líderes. Foi a partir desse evento que Maria Lúcia, uma mulher recém batizada com dois filhos adolescentes, resolveu se empenhar e implantar um Clube de Desbravadores em sua própria igreja, visto que já existia um em Cordeiro (cidade vizinha). Segundo oseu próprio relato, ela passou a ir quase que uma vez por semana, ao Rio na Associação Rio de Janeiro, onde o Pr.Betero lhe auxiliava para que ela pudesse assumir a liderança de um clube. Assim, sob a supervisão do Pr.Betero (na época Departamental de Desbravadores) e também com o apoio e participação do Pr. Sérgio Rios (na época Pr.Distrital) foi que Maria Lúcia colocou em prática tudo que tinha aprendido neste curto período de tempo.
Logo que começaram as reuniões, todos ficaram ansiosos em dar um nome ao clube e surgiram muitas idéias, dentre elas estava a sugestão de "Clube Caledônia" que é o nome de maior pico de nossa cidade. Esta sugestão foi tão bem aceita que alguns dos participantes da época, não lembram quais foram os nomes que concorriam com "Caledônia".
E assim eles começaram a fazer sua reuniões, sempre com ajuda do departamental e do pastor distrital. No ano de 1995, chegou a Nova Friburgo Keila Madureira, como ela era bastante experiênte com desbravadores, foi sugerido que assumisse a direção do clube. E a partir daí todos os acontecimentos importantes foram registrados na ata:
No ano seguinte, com a mesma direção, o clube realizou varios eventos:
A partir do mês de março entrou um novo menbro para a diretoria com diretor associado:
Alessandro Simões.
O restante da nossa história está relato no Livro de Atas.
Obs: O clube Caledônia desde o ano de 1991, quando foi fundado com este nome, manteve um livro de atas e livros de registro de investiduras, passeios, acampamentos e outros. Estes livros foram feitos por Maria Lúcia e Keila Madureira. Em 2001 quando Neumoel Stina assumiu a liderança, elas, como viram que ele estava comprometido com o clube, entregaram a ele todos estes livros. Neumoel, por sua vez, saiu da direção mudou-se da cidade levando os livros com ele, e hoje se encontra no Canadá. Pablo disse que não era de seu conhecimento a existência desses livros e infelismente não conseguimos localiza-los. Por este e outros motivos, nós não conseguimos formar um hitórico tão bom quanto gostaríamos, mas o pouco que temos já nos ajuda.
Pesquisa feita por Jemima Giron
Publicado e escrito por Márcio Lemos